Anã potiguar conquista ouro no halterofilismo e homenageia pai falecido

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Maria Rizonaide, campeã do Mundial de Anões de 2013, se consagra no Parapan e oferece conquista ao pai, João Baptista, que morreu devido a um câncer na próstata

Rizonaide ergueu 73kg, novo recorde do Parapan na categoria até 50kg

A paratleta potiguar Maria Rizonaide conquistou a primeira medalha de ouro para o Brasil no Parapan de Toronto. Rizonaide, que é anã, conquistou o ouro do halterofilismo na categoria até 50kg ao erguer 73kg. O pódio foi completado pela colombiana Nohemi Carabali e pela mexicana Rosaura Rodriguez.

"Essa medalha representa o Brasil, meu pai, meus amigos e todos os brasileiros que estão aqui", disse Rizonaide. Ela disse que não chegou tranquila para a disputa. "Eu estava muito nervosa, ontem não consegui dormir, tive pesadelo, mas hoje dei o meu sangue, dei tudo de mim".

Leia mais: Singela, cerimônia de abertura se destaca por alegria dos atletas

A atleta, que tem acondroplasia (nanismo), estabeleceu como próximo objetivo erguer 80kg. A marca deste sábado já é recorde do Parapan. Rizonaide, que mede 1,29m, despontou no cenário esportivo ao conquistar o ouro no Mundial de Anões de East Lansing, nos Estados Unidos, em 2013. 

Rizonaide homenageou o pai, João Baptista, que morreu há 20 dias, devido a um câncer na próstata. A atleta pretendia interromper os treinos para cuidar dele, mas Baptista a convenceu a manter o cronograma de preparação.

Confira as imagens do primeiro dia do Parapan:

Mônica Santos tenta a cesta para a seleção brasileira contra o México.. Foto:  Fernando Maia/MPIX/CPBA seleção brasileira venceu o México pela 1ª rodada do Parapan. Foto: Fernando Maia/MPIX/CPBGarotas do baquete ganham do México por 58 a 31.. Foto: Fernando Maia/MPIX/CPBNo futebol de 7, o Brasil bateu a Venezuela por 7 a 0. Foto: Fernando Maia/MPIX/CPBFutebol de 7: Jan da Costa sofre falta em vitória sobre a Venezuela. Foto: Fernando Maia/MPIX/CPBWesley de Souza disputa a bola em vitória do Brasil sobre a Venezuela pelo futebol de 7.. Foto: Fernando Maia/MPIX/CPB






compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas