Promessa nos gramados, Cátia Oliveira vira sensação no tênis de mesa do Parapan

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

A jogadora paulista já foi chamada para jogar um Mundial de base, mas um acidente no dia da convocação a pôs em outra direção. Em Toronto, ela deu mais uma prova de seu potencial

Cátia Oliveira estreia no Parapan com ouro
Fernando Maia/MPIX/CPB
Cátia Oliveira estreia no Parapan com ouro


"O esporte é tudo na minha vida, é isso que eu sei fazer”, afirma Cátia Oliveira, de 24 anos, com a medalha de ouro no peito. Ela havia acabado de vencer a final da Classe ½ pelo tênis de mesa do Parapan de Toronto.

O ouro tem um valor imenso para a atleta paulista. Primeiro, confirma sua ascensão meteórica na modalidade, que pratica há menos de três anos. O título também lhe garante uma vaga nas Paralimpíadas do Rio 2016. Além disso, também serve para “realizar um sonho”, nas suas palavras, que, antes de um acidente automobilístico que a deixou paraplégica, em 2007, apontava para uma carreira promissora pelo futebol. Na manhã do dia em que sofreu acidente, ela havia sido convocada para disputar o Mundial sub-17. Era meia do Botucatu.

“Acho que esse título é o começo da realização do meu sonho, que sempre foi defender o meu país. O tênis de mesa me deixou sonhar novamente com isso e não tem emoção maior que essa", afirmou Cátia.

Leia também: Caçula do tênis de mesa vence a sua melhor amiga logo na estreia

A brasileira conheceu o tênis de mesa apenas em 2013, em uma feira de inclusão. Experimentou a modalidade e decidiu praticá-la. Os resultados apareceram rapidamente e lhe renderam um convite para se juntar à seleção permanente em Brasília no início deste ano.  Em suas primeiras competições internacionais, deixou claro seu potencial. Nas três etapas do Circuito Mundial que disputou este ano, foram cinco pódios: dois ouros e um bronze por equipes, ao lado de Carla Azevedo, além de uma prata e um bronze no individual.

Agora, em sua estreia pelo Parapan, brilhou com o ouro nos jogos de simples, ao derrotar a norte-americana Tara Profitt por 3 sets a 0, vencendo o grupo. No sábado, já havia batido a argentina Constanza Garrone e a mexicana Alma Padilla.

"Estou nos Jogos Paralímpicos Rio 2016. Foi a primeira coisa que eu pensei depois do último ponto. E também que ganhei um Parapan. É o meu primeiro e já ganhei. Estou muito, muito feliz mesmo", disse Cátia. "Se você me perguntar, eu nem lembro muita coisa do jogo (derradeiro). Consegui me manter calma para fazer os pontos e fechar o jogo, mas estava muito tensa, adrenalina a mil."

Na hora de comemorar, um misto de surpresa e a satisfação de um trabalho bem realizado, com um futuro promissor pela frente ainda. “Não esperava estar aqui tão rápido, minha trajetória no tênis de mesa é muito curta. Lógico que eu comecei a trabalhar com esse objetivo, mas sendo sincera, nunca esperava ser campeã", disse.

Confira as imagens do segundo dia de competições do Parapan:

Júlio César Oliveira eliminou o porto-riquenho Ricardo Rosario pelas oitavas do composto. Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPBDanielle Rauen, de apenas 17 anos, ganhou o ouro em Toronto pela Classe 9/10.. Foto: Fernando Maia/MPIX/CPBCátia Oliveira estreia no Parapan com ouro. Foto: Fernando Maia/MPIX/CPBCaio Amorim comemora a vitória pelos 400m livre S8.. Foto: Jonne Roriz/MPIX/CPBCaio Amorim ganha a prova dos 400m livre S8. Foto: Washington Alves/MPIX/CPBBrasil vence Porto Rico por 10 a 0 pela segunda rodada do golbol. Foto: Marcelo Regua/MPIX/CPBBrasileiros comemoram a vitória contra os porto-riquenhos. Foto: Marcelo Regua/MPIX/CPBBruno Pinheiro ganha prata pelo halterofilismo  (categoria até 59kg). Foto: Marcelo Regua/MPIX/CPBFrancisco Avelino nada a final dos 100m livre S8 . Foto: Washington Alves/MPIX/CPBBrasil vence Cuba por 3 sets a 0 pela primeira rodada do vôlei sentado. Foto: Washington Alves/MPIX/CPBAs parciais da vitória brasileira sobre as cubanas: 25-3, 25-9 e 25-16.. Foto: Washington Alves/MPIX/CPB


Leia tudo sobre: Toronto 2015Parapan

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas