No 4º dia, Brasil faz pódios triplos e dobradinhas para passar de 130 medalhas

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Delegação brasileira segue em ritmo forte em Toronto, com múltiplos campeões no atletismo e na natação novamente e apoiada também por um desempenho arrebatador da bocha

Terezinha Guilhermina, acompanhada pelo guia Guilherme Soares, vence os 100m T11; a porta-bandeira brasileira encabeçou um pódio só com velocistas compatriotas
Marcelo Regua/MPIX/CPB
Terezinha Guilhermina, acompanhada pelo guia Guilherme Soares, vence os 100m T11; a porta-bandeira brasileira encabeçou um pódio só com velocistas compatriotas


Quando Marcelo dos Santos conquistou o bronze pela classe BC4 da bocha, estava garantindo, já, a centésima medalha brasileira neste Parapan, ainda na metade do quarto de dia de competições. Se o jogador tirou o dia em Toronto para comemorar a vitória, deve ter se espantado ao conferir a classificação final desta terça-feira, com o país chegando a 135, com direito a 55 medalhas de ouro, ganhando ainda mais fôlego na busca pelo tricampeonato do evento. O ritmo de conquistas segue muito forte, impulsionado, inclusive, por uma bocha que roubou a cena, fazendo a rapa nas últimas finais. 

Quadro de medalhas
Com 42 pódios garantidos nesta terça, a delegação do CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) conseguiu algumas façanhas. Duas provas tiveram três atletas entre os melhores, enquanto em outras três o país emplacou uma dobradinha. Com tantas láureas, a distância para o Canadá, segundo colocado na lista, cresceu mais um pouco. Agora os donos da casa têm menos da metade de provas com título -- eles têm 25.

Leia também: Laís Souza cogita futuro no esporte: "Talvez seja uma paratleta"

Bocha
O Brasil teve uma jornada 100% na modalidade, com quatro ouros em todas as classes individuais. O desempenho perfeito teve início com José Chagas, na BC1. Maciel de Souza foi ouro na BC2. Na BC3, Richardson Santos levou a melhor. Eliseu dos Santos completou a festa brasileira pela BC4.

"Assim como Londres, que era a minha primeira participação em Paralimpíadas, aqui em Toronto também é o meu primeiro Parapan. E tornou-se um momento único, com a conquista de dois ouros. Eu estou treinando muito para chegar a este nível", afirmou Maciel.

Talisson Glock ganha os 200m medley SB6
Jonne Roriz/MPIX/CPB
Talisson Glock ganha os 200m medley SB6

Natação
As referências Daniel Dias, André Brasil e Clodoaldo Silva não nadaram, abrindo espaço para Talisson Glock, de 20 anos, chamar a atenção. O nadador de 20 anos ganhou o ouro dos 200m medley SM6(SM5-6). Foi sua terceira medalha no Parapan, deopis de prata nos 400m e bronze nos 50m livre S6. O jovem nadador teve, quando criança, um braço e uma perna amputados depois de ser atingido por um trem. Pelos 50m Livre S11, Matheus Rheine e Alex Viana foram ouro e prata, com dobradinha. Fechando o dia, foram três ouros, três pratas e sete bronzes.

Atletismo
Seis mulheres garantiram dois pódios 100% brasileiros no segundo dia de disputas da modalidade. Primeiro foi o salto em distância T11/12, com a campeã Silvania Oliveira sendo acompanhada por Thalita Simplicio e Lorena Spoladore. Depois, pelos 100m T11, a porta-bandeira Terezinha Guilhermina ganhou ouro, vendo a prata sendo entregue para Jhulia Karol e o bronze para Jerusa Geber.

As dobradinhas ficaram por conta de Mateus Evangelista e Lucas Ferrari pelos 100m T37, sendo que Mateus já havia ganhado o salto em distância, e Felipe Gomes e Daniel Mendes pelos 400m T11 pela última prova do dia. No total, de 26 pódios, foram oito campeões.

Brasil vence fácil a Argentina pel rúgbi em cadeira de rodas
Fernando Maia/MPIX/CPB
Brasil vence fácil a Argentina pel rúgbi em cadeira de rodas


Coletivos
A vitória mais representativa do dia aconteceu pelo rúgbi em cadeira de rodas, contra a Argentina, por 63 a 37. Depois de derrotas para os Estados Unidos e Canadá, o time brasileiro agora tem aproveitamento de 50% pela penúltima partida da fase de grupos.

Pelo basquete em cadeira de rodas, depois de derrota apertada dos homens para os Estados Unidos na véspera, agora foi a vez de as mulheres perderem para o Canadá por 82 a 51. O primeiro quarto foi decisivo para o duelo, com vantagem impressionante de 24 a 4 para as norte-americanas.

Leia aindaIrmão de Zé Roberto Guimarães quer ouro pela tradição familiar no vôlei

Pelo vôlei sentado, um triunfo e um revês. A seleção masculina bateu a Colômbia por 3 sets a 0, com parciais de 10, 16 e 19. Já a feminina foi dominada pelos Estados Unidos, com parciais de 20, 20 e 11.

O goalball, por outro lado, segue 100%. As meninas bateram a Nicarágua por 10 a 0, com goleada, enquanto os rapazes fizeram o mesmo placar contra a Venezuela. 

O futebol de 5 e o futebol de 7 tiraram folga.  

Confira as imagens do quarto dia de competições em Toronto:

Gustavo Araújo ganhou o ouro pelos 100m T13. Foto: Marcelo Regua/MPIX/CPBLorena Spoladore ficou com o bronze pelo salto em distância T11 . Foto: Washington Alves/MPIX/CPBAlan Fonteles fica em segundo nos 100m T44. Foto: Marcelo Regua/MPIX/CPBFonteles ganha a prata no Parapan, depois do ouro em Gudalajara com 10s77.. Foto: Marcelo Regua/MPIX/CPBTerezinha Guilhermina, acompanhada pelo guia Guilherme Soares, vence os 100m T11. Foto: Marcelo Regua/MPIX/CPBAndré Luís da Rocha compete no lançamento de disco F56 . Foto: Washington Alves/MPIX/CPBAtletismo em seu segundo dia de competições no Parapan. Foto: Washington Alves/MPIX/CPBSilvania Costa de Oliveira ganha o ouro no salto em distância T11.. Foto: Washington Alves/MPIX/CPBSoelito Gohr compete pela perseguição individual 4000m da classe C5 . Foto: Marcio Rodrigues/MPIX/CPBBrasil vence fácil a Argentina pel rúgbi em cadeira de rodas. Foto: Fernando Maia/MPIX/CPBJoseano Felipe mostra sua força após conquistar a medalha de ouro no Parapan. Foto: Flickr/CPBRodrigo Carvalho comemora sua medalha de bronze no halterofilismo. Foto: Flickr/CPBO halterofilista brasileiro Rodrigo Carvalho ficou com o bronze na categoria até 88kg no Parapan. Foto: Flickr/CPB


Leia tudo sobre: Toronto 2015Parapan

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas