Fonteles ganha ouro na segunda prova, mas ainda em ritmo inferior ao de seu auge

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Velocista brasileiro vence a prova dos 200m T44, após ter sido prata nos 100m. Seu tempo, porém, ainda está distante do que fazia antes de tirar 2014 como um ano sabático, sem esporte

Alan Fonteles fica em segundo nos 100m T44
Marcelo Regua/MPIX/CPB
Alan Fonteles fica em segundo nos 100m T44


Depois de fazer uma corrida de erros, como admitiu, em sua estreia pelo Parapan de Toronto, o velocista Alan Fonteles conquistou nesta sexta-feira o ouro em sua segunda e última participação pelo evento. Ele foi o campeão dos 200m T44, com o tempo de 22s08. Um recorde parapan-americano. 

Ainda assim, a marca do paraense de Marabá é bem inferior ao que poderia chegar no auge de seu preparo físico. Em 2013, pelo Mundial paralímpico, ele cravou o recorde mundial nessa distância com 20s66, pela Classe T43. 

Leia também: Lendário Joaquim Cruz volta a correr, como guia

Na quarta-feira, Fonteles havia ficado com a prata pelos 100m T44, sendo superado pelo norte-americano Jarryd Wallace. Seu tempo foi de 10s98, também muito distante de seu melhor rendimento nesse percurso (10s57, também recorde mundial). 

Sensação do esporte paralímpico depois de ter desbancado o sul-africano Oscar Pistorius nos Jogos de Londres 2012, o brasileiro, que tem o Mundial de Doha, a partir de 22 de outubro, como seu principal objetivo na temporada, decidiu tirar 2014 como um ano sabático.

"Todo atleta precisa disso, de descanso. Não somos uma máquina. Todos os dias na mesma rotina, levantar, acordar cedo e levar seu corpo ao extremo... É alta performance, é rendimento, então achei necessário fazer essa pausa, mas já passou, foi resolvido e agora é olhar para frente", afirmou, antes do embarque em Toronto.

Confira as imagens do sétimo dia de competições do Parapan:

Dono de seis medalhas em Toronto, Talisson Glock ganha o ouro na prova dos 100m costas.. Foto: Jonne Roriz/MPIX/CPBFelipe Caltran nada a prova dos 200m medley, classe S14. . Foto: Jonne Roriz/MPIX/CPBArthur Cavalcante levou a medalha de bronze na categoria até 100kg.. Foto: Fernando Maia/MPIX/CPBWilians Araújo ganha a medalha de prata na categoria acima de 100kg.  . Foto: Fernando Maia/MPIX/CPBNatalia Mayara foi campeã no torneio individual e ainda foi nomeada porta-bandeira na cerimônia de encerramento. . Foto: Leandra Benjamin /MPIX/CPBDaniel Rodrigues se estica para alcançar a bola, e valeu esforço: ganhou o bronze.. Foto: Leandra Benjamin /MPIX/CPB


Leia tudo sobre: Toronto 2015ParapanatletismoAlan-Fonteles

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas