No último dia do Parapan, Brasil coroa campanha histórica com mais dois ouros

Por iG São Paulo | - Atualizada às

compartilhe

Tamanho do texto

Na despedida de Toronto, brasileiros sobem no lugar mais alto do pódio em duas modalidades coletivas. Vitória sobre a Argentina no futebol de 7 e sobre os EUA no goalball

Futebol de 7 confirmou o favoritismo com ouro sobre a Argentina
Marcelo Regua/MPIX/CPB
Futebol de 7 confirmou o favoritismo com ouro sobre a Argentina


A campanha brasileira no Parapan de Toronto já era histórica, e terminou em grande estilo. No último dia de competições, o Brasil estava presente em duas finais das três realizadas neste sábado. E garantiu 100% de aproveitamento ao levar o ouro no futebol de 7, com vitória sobre a Argentina por 3 a 1, e no goalball, com triunfo sobre os Estados Unidos, por 10 a 4. Com isso, encerrou o evento com a marca de 109 ouros conquistados, melhor aproveitamento na história.

Quadro de medalhas

Os 109 ouros da delegação brasileira conferiu amplo domínio do país no quadro de medalhas. O Canadá, segundo colocado, conquistou menos da metade, terminando os Jogos em casa com 50 douradas. Em termos gerais, o Brasil levou 74 pratas e 74 bronzes, somando 257 pódios. Os canadenses tiveram, respectivamente, 63 e 55, totalizando 168.

Futebol 7

Quando Brasil e Argentina ficam frente a frente em uma decisão, é garantia de jogo duro e muita catimba, não importa a modalidade. E não foi diferente na final do futebol de 7 em Toronto. Apesar dos brasileiros serem amplos favoritos - venceram o duelo na primeira fase por 7 a 0 - a Argentina não se entregou com facilidade. Segurou o empate em 1 a 1 até metade do segundo tempo. Entretanto, com um homem a mais na segunda etapa, o Brasil furou a retranca dos "hermanos" e triunfaram por 3 a 1, ficando com o ouro.

Triunfo sobre os Estados unidos deu ouro ao Brasil no goalball
Fernando Maia/MPIX/CPB
Triunfo sobre os Estados unidos deu ouro ao Brasil no goalball


Goalball

Outra modalidade em que o Brasil era amplamente favorito, a seleção masculina não decepcionou e confirmou a condição de melhor das Américas ao superar os Estados Unidos na decisão por um placar elástico: 10 a 4. 

Basquete em cadeiras de rodas

A exceção do último dia de Parapan foi o basquete em cadeira de rodas. Derrotado na semifinal pelo Canadá, o Brasil disputou a medalha de Bronze contra a Argentina e não conseguiu se impor. Com a derrota por 72 a 47, ficou fora do pódio. O ouro ficou com os Estados Unidos, e a prata com o Canadá.

Confira imagens do oitavo e último dia do Parapan de Toronto 2015:

Brasil venceu a Argentina no futebol de 7 e ficou com o ouro. Foto: Marcelo Regua/MPIX/CPBO Brasil suou para fazer 3 a 1 na Argentina na decisão do futebol de 7 . Foto: Marcelo Regua/MPIX/CPBFutebol de 7 confirmou o favoritismo com ouro sobre a Argentina. Foto: Marcelo Regua/MPIX/CPBTriunfo sobre os Estados unidos deu ouro ao Brasil no goalball. Foto: Fernando Maia/MPIX/CPBO Brasil terminou o Parapan com campanha invicta no goalball. Foto: Fernando Maia/MPIX/CPBEquipe brasileira de goalball no posto mais alto do pódio em Toronto. Foto: Fernando Maia/MPIX/CPBBasquete em cadeira de rodas deixou o bronze escapar e ficou fora do pódio. Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPBO basquete em cadeira de rodas terminou em quarto lugar ao cair para a Argentina na decisão do Bronze. Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPBFora do pódio, os atletas do basquete em cadeira de rodas saúdam do público no ginásio . Foto: Daniel Zappe/MPIX/CPB


Leia tudo sobre: Toronto 2015Parapan

compartilhe

Tamanho do texto

notícias relacionadas